MS, Fiocruz e Instituto Butantan assinam declaração para parceria

Nesta quinta-feira (7/12), a ministra da Saúde Nísia Trindade Lima assinou uma declaração conjunta de intenções com o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e o diretor do Instituto Butantan, Espes Kallás, no sentido de estabelecer parcerias para acelerar o desenvolvimento de plataformas tecnológicas e a produção local. A assinatura ocorreu durante a reunião do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis) do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, e tem o objetivo de fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde nacional e ampliar o acesso da população brasileira a produtos estratégicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ministra da Saúde, Nísia Trindade destacou que o trabalho interministerial e intersetorial fortalece o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. “Estão envolvidos diferentes ministérios, instituições federais, setores privados, movimentos sociais e todos que se unem para que o Brasil possa cumprir a meta de alcançarmos, em 10 anos, 70% de autonomia de produção nacional […] No momento em que o país assume a presidência do G20, é fundamental termos essa estratégia pensando na articulação tendo a saúde, ciência, tecnologia e inovação como os pilares de todo o trabalho”, afirmou.

A declaração conjunta entre as instituições e o MS visa promover pesquisa, desenvolvimento e inovação em plataformas tecnológicas com foco em novos produtos e terapias avançadas, vacinas, soros e produtos biotecnológicos e ocorre no âmbito da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis), instituída pelo Decreto n° 11.715, de 26 de setembro de 2023 e pela Portaria GM/MS 1.354, de 27 de setembro de 2023. Os projetos a serem desenvolvidos pelas instituições serão ainda objeto de acordos específicos.

“A Fiocruz modernizou suas instalações industriais e sua carteira de produtos graças à Política das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) e que está sendo revigorada, a partir de instrumentos muito inovadores. Essa parceria com o Butantan tem sentido na necessidade dos arranjos institucionais que se estabelecem para garantir a implementação dessa Política. O que trazemos aqui é muito mais que o somatório de dois institutos, é a possibilidade de dar potência e base institucional e industrial para que essa Política se desenvolva”, comentou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.

O diretor técnico do Instituto Butantan, Esper Kallás, reforçou a importância da parceria entre as duas instituições. “A aproximação da Fiocruz conosco é fundamental tanto para o ganho de capacidade produtiva, para atender o MS e o SUS, como também na inovação, desenvolvimento e criação de novas tecnologias”, destacou.