Estação Biblioteca Virtual em Saúde é inaugurada em São Paulo

Nesta quarta-feira (3/5), às 14 horas, será inaugurada a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP). Com essa inauguração a parceria, entre o Ministério da Saúde, as Secretarias de Estado da Saúde e Bireme/OPAS, iniciada em 2005, já instalou a décima quarta Estação BVS. A Estação BVS possibilitará o acesso mais equânime às informações de saúde disponíveis digitalmente.

 

Em 2005 foram inauguradas 13 estações nas capitais dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Santa Catarina e Sergipe. A previsão para 2006 é a implantação de mais 14 estações, completando todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal.

 

A inauguração desta quarta-feira terá a presença do Secretário Adjunto de Saúde de São Paulo, Ricardo Oliva, do responsável pelo Departamento de Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Elias Antônio Jorge, e de autoridades representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e da Bireme.

 

O projeto Estação BVS visa a democratizar o acesso às fontes de informação em saúde pública, na qual o usuário pode navegar por mais de 13 milhões de referências bibliográficas, disponíveis na BVS Saúde Pública – Brasil (BVS SP – Brasil, http://saudepublica.bvs.br) e na Biblioteca Virtual Economia da Saúde (BVS ECOS – http://economia.saude.bvs.br), que são importantes resultados da parceria entre o Ministério da Saúde e a BIREME, e que se estende para as instâncias estaduais do SUS, propiciando ainda ações evidentes de inclusão digital e social.

 

Na BVS SP – Brasil são encontradas bases de dados nacionais e internacionais como a Coleciona SUS (que reúne os acervos das instituições federais do SUS), acervos das bibliotecas da Faculdade de Saúde Pública da USP e OPAS Representação Brasil, LILACS, MEDLINE e Cochrane (medicina baseada em evidências); Catálogo de Sites em saúde pública e Fontes de Informação para Tomadores de Decisão (ITD) organizadas em cinco temas: políticas públicas em saúde, planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde, legislação em saúde, gestão para redução da mortalidade infantil e apoio ao Programa Saúde da Família.

 

Já a BVS ECOS visa sobretudo disseminar informação sobre economia da saúde para  gestores e profissionais, disponibilizando literatura científica selecionada em bases de dados nacionais e internacionais. Oferece ainda catálogo de sites, eventos e a própria Comunidade Virtual ECOS, um canal para divulgação e troca de conhecimentos relacionados à área de Economia da Saúde.

 

A Estação BVS é uma parceria do Ministério da Saúde – Departamento Economia da Saúde e CoordenaçãoGeral de Documentação e Informação com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME – http://www.bireme.br), um centro modelo da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), e as secretarias estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.