Sergio Arouca Octogenário: seminário online celebra vida e legado do sanitarista

Em agosto de 2021, a saúde coletiva celebra os 80 anos de nascimento de Sergio Arouca, sanitarista que é um dos principais nomes da reforma sanitária brasileira. Falecido em 2003, o médico, ex-parlamentar e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz foi um dos responsáveis diretos pelo estabelecimento do Sistema Único de Saúde no Brasil. Toda essa trajetória será relembrada na próxima sexta-feira, 27/8, no seminário Sergio Arouca Octogenário – O homem e o legado.

O evento foi idealizado pela Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz (BVS Fiocruz), que congrega as BVS temáticas e biográficas, dentre elas a BV Arouca, que através do modelo de trabalho BVS promove a equidade no acesso à informação em saúde. A realização é da Seção de Informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e da Biblioteca de Saúde Pública do Icict, e conta com o apoio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme). Devido às restrições ainda vigentes durante a pandemia de Covid-19, a atividade será transmitida online, no canal da VideoSaúde Distribuidora.

Participam da solenidade a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e o diretor da Bireme, Diego González, além dos diretores do Icict, Rodrigo Murtinho, e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Marco Menezes. Em seguida, pesquisadores de informação, comunicação e saúde coletiva apresentarão as novidades da BV Arouca e debaterão a trajetória e conquistas deixadas pelo sanitarista para a sociedade brasileira.

Confira, abaixo, a programação completa. Para conhecer a vida e obra de Sergio Arouca, acesse a BV Arouca.

SÉRGIO AROUCA OCTOGENÁRIO – O HOMEM E O LEGADO
Data:
 Sexta-feira, 27/8
Horário: a partir das 14 horas
Transmissão: Canal da VideoSaúde no YouTube
Link de transmissão: https://bit.ly/BVS_AROUCA80ANOS

PROGRAMAÇÃO

Abertura, 14h
Nísia Trindade Lima (Fiocruz)
Rodrigo Murtinho (Icict/Fiocruz)
Marco Menezes (Ensp/Fiocruz)
Diego González (Bireme – OPAS/OMS)

Apresentação: BV Arouca, 14h30 
Luciana Danielli (Icict/Fiocruz)

A trajetória de Arouca e sua herança para o SUS, 15h
Regina Abreu (UNIRIO)
Ary Miranda (Ensp/Fiocruz)
Umberto Trigueiros (Fiocruz)

Homenagens, 16h

Evento aberto à ampla participação, sem necessidade de inscrições. Não serão emitidos certificados