Resultados do projeto conduzido na UFSCar poderão orientar o desenvolvimento de políticas públicas. Para participar é preciso ter mais de 20 anos e responder a um questionário on-line disponível até segunda-feira.
Pesquisadores do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (DGero-UFSCar) buscam voluntários para um estudo que visa avaliar se – durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia – as pessoas estão recorrendo à tecnologia para melhorar hábitos relacionados a atividade física, alimentação, controle de estresse, interação e diminuição do consumo de bebida alcoólica e tabaco.
O projeto, intitulado “Uso de tecnologias para atingir hábitos saudáveis durante a pandemia da COVID-19”, é conduzido por Letícia Fernanda Belo, graduanda em Gerontologia da UFSCar, sob coordenação das professoras Grace Angélica de Oliveira Gomes e Paula Costa Castro, ambas do DGero.
A expectativa é que os resultados possam auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas à manutenção do estilo de vida e envelhecimento saudáveis, além da possibilidade da inserção de ferramentas e-health em prol da saúde da população, de modo a promover o bem-estar e a prevenção de doenças.
“Nossa expectativa é atingir indivíduos residentes de outros Estados do Brasil, de várias idades, em uma amostra diversificada que permita a análise, comparação e desfechos de dados para o nosso grande número de variáveis”, conta Gomes à Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
Para o estudo estão sendo convidados voluntários a partir de 20 anos, homens ou mulheres, de qualquer região do Brasil. Para participar basta responder a um questionário on-line, com duração média de 10 minutos, que ficará disponível até a próxima segunda-feira (30/11).
O link da pesquisa é: https://forms.gle/Fu5XbXh9mQSFYUDQ8.
Mais informações pelo e-mail leticia.belo.73@gmail.com.
Agência Fapesp – Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
Imagem destacada: Gerd Altmann/Pixabay