O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) implantará, no segundo semestre deste ano, duas ferramentas para a disseminação da informação científica pelos pesquisadores e o acesso da sociedade ao conhecimento produzido no ambiente da academia, das editoras e das instituições de pesquisa: o Portal de Livros Didáticos Eletrônicos e o Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre. As duas iniciativas serão financiadas pela Finep e custarão R$ 1,5 milhão cada uma.
Os projetos terão a duração de 12 meses e integram a rede de e-conhecimento, que está em fase de elaboração, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com o Laboratório Nacio nal de Computação Científica (LNCC).
O Portal de Livros Didáticos Eletrônicos será desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e visa facilitar o acesso aos livros adotados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior. Um comitê gestor administrará o projeto e receberá dos professores da rede de ensino superior e do MEC a indicação dos livros a serem disponibilizados. O comitê ainda será responsável por articular com as editoras a liberação dos livros e negociar a questão dos direitos autorais.
Já o Portal de Periódicos e Repositórios de Acesso Livre será desenvolvido pelo Ibict como uma das ações que integra a política nacional de acesso livre à informação científica estabelecida pelo instituto. O projeto deverá ser um banco de dados nacional que concentrará todos os repositórios de revistas e publicações de acesso livre já existentes no país. O Ibict e o LNCC são associados à ABIPTI.