Salmonella e Escherichia coli são conhecidas por sua capacidade de contaminar alimentos, causando quadros de diarreia e vômito. Uma parente menos conhecida, a bactéria Bacillus cereus, acaba de ser alvo de um importante estudo. Em análises de amostras das décadas de 80, 90 e 00, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) conseguiram traçar um panorama dos riscos que esta bactéria oferece no país. As pesquisas sobre o tema são escassas e, em sua maioria, realizadas em locais de clima temperado.
A bactéria B. cereus pode causar intoxicação alimentar e outras infecções. Podem ocorrer náuseas e vômitos no prazo de até seis horas após a ingestão do alimento contaminado ou dor abdominal e diarreia de oito a 16 horas.
O estudo realizado por cientistas do Laboratório de Fisiologia Bacteriana do IOC investigou a diversidade genética, a resistência aos antimicrobianos (resistência aos antibióticos) e os perfis toxigênicos das cepas de B. cereus isoladas de alimentos e especiarias no Brasil nas últimas três décadas.
Leia mais no site do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).