Pesquisa realizada no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) ganhou prêmio de melhor trabalho científico no 17º Encontro Nacional e 3º Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos, realizado em Cuiabá. O trabalho demonstra que substâncias empregadas pela vigilância sanitária para monitorar a presença de agrotóxicos em produtos alimentícios podem ser utilizadas por um tempo superior ao prazo de validade determinado pelos fabricantes.
"O fato representa não só um ganho econômico visto que a importação desses materiais é extremamente dispendiosa e complexa em termos burocráticos como também diminuiria os problemas relacionados ao seu descarte considerado complicado, em termos logístico e ambiental", diz a a engenheira química Lúcia Pinto Bastos, uma das pesquisadoras do projeto.
O estudo foi desenvolvido pelo INCQS com colaboração do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.