ENSP firma mais um acordo de cooperação bilateral, desta vez com o Instituto Nacional de Saúde do Peru, na qual implementará um curso de mestrado em Saúde Pública voltado para os profissionais da instituição. Coordenado pelas pesquisadoras do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Maria Alícia Ugá e Sheila Lemos, o curso terá início no primeiro semestre de 2012 e contará com um corpo docente composto por pesquisadores de cinco departamentos da Escola. O projeto é uma iniciativa do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz no âmbito da Rede de Institutos de Saúde Pública da América Latina/Unasul.
De acordo com Maria Alícia Ugá, "o grande desafio deste novo curso é no sentido de formar uma massa crítica em Saúde Pública que não existe atualmente no Instituto. Os profissionais que estão acostumados a trabalhar com o micro vão ter que lidar com o macro. É necessário que eles saiam da sua esfera de atuação específica para olhar um campo muito vasto que é o da saúde coletiva".
Segundo a coordenadora, a iniciativa surgiu no final de 2010, quando foi formulada uma proposta preliminar para um programa de mestrado em Saúde Pública no país. Alícia explicou que a grade curricular do programa foi criada com base em uma matriz analítica de desempenho dos sistemas de saúde e, ainda, com forte ênfase nas disciplinas de metodologia de pesquisa. Para Alícia, um dos elementos fundamentais no projeto é a possibilidade de se conhecer melhor o sistema de saúde peruano, e, principalmente, o Instituto de Saúde do Peru. Outra questão apontada como fundamental pela coordenadora é o desenvolvimento de material docente em espanhol, no qual o Peru colabora no sentido de traduzir as aulas, as apresentações, o material docente e bibliográfico.
"Essa cooperação é muito importante, pois todo o acervo poderá ser usado em futuras iniciativas de cooperação com países da América do Sul e do hemisfério sul em geral. Hoje, por exemplo, temos na Escola a cooperação com Buenos Aires no desenvolvimento do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública, futuramente poderemos ter outras parcerias e tudo que está sendo produzindo acrescentará ainda mais aos futuros projetos", destacou Alícia.
Processo seletivo e corpo docente
O processo seletivo para a primeira turma do curso está em desenvolvimento. Os coordenadores locais do curso no Peru estiveram em julho na Escola para os acertos finais necessários. De acordo com a coordenadora, o corpo docente será formado por profissionais de cinco departamentos da ENSP, que são: Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Departamento de Ciências Biológicas (DCB), Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs), Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp) e a Biblioteca da ENSP.
Por fim, Maria Alícia ressaltou que outro elemento muito importante nessa cooperação, e na realização do curso, é poder olhar de perto as reformas – muitas vezes indesejadas – que foram realizadas nos sistemas de saúde da América Latina, como no caso do Peru, por exemplo. "O Peru conta com um sistema muito desigual e fragmentado. Conhecemos a história do país através da literatura. A partir de agora teremos muitos mais elementos que nos permitirão analisar a situação mais de perto e isso será uma ganho tanto para o Peru quanto para o nosso país", finalizou.