Na abertura do I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro, que acontece no dia 13 de junho, às 19 horas, no Rio de Janeiro, a ENSP será agraciada com o Troféu Unidos pela Cura, fruto da parceria iniciada em 2003 com o Instituto Desiderata, responsável pela realização de uma série de estudos envolvendo as famílias com pacientes em tratamento de oncologia. O prêmio será recebido pela vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, Margareth Portela. Unidos pela Cura – política pública do município do Rio de Janeiro que promove o diagnóstico precoce e o tratamento de excelência do câncer infanto-juvenil.
O I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria Executiva do Desiderata, acontece nos dias 13 e 14 de junho de 2011, e tem como tema Atenção Integral da Criança e do Adolescente com Câncer: do Diagnóstico Precoce ao Tratamento. A abertura do evento será no dia 13 de junho, no Teatro Carlos Gomes na Praça Tiradentes, nº 19. No dia 14, o evento será no auditório do BNDES, na Avenida Chile, nº 100 – Centro. Confira aqui a programação completa.
Unidos pela Cura
É uma iniciativa com múltiplos parceiros e que envolve o Instituto Desiderata, uma organização da sociedade civil precursora do movimento para melhoria do diagnóstico do câncer infantil. Tem como missão garantir que crianças e adolescentes com suspeita de câncer cheguem precocemente aos centros de diagnóstico e de tratamento que integram o SUS no Estado do Rio de Janeiro. O câncer infanto-juvenil é a primeira causa de mortalidade na faixa etária entre 5 e 19 anos e a terceira entre 1 e 4 anos no município do Rio de Janeiro, excluindo-se as causas externas.
O Unidos pela Cura é resultado da construção de uma política pública que reúne hospitais; centros de tratamento de câncer, gestores do Ministério da Saúde, das Secretarias Municipais e Estadual, bem como a organização da sociedade civil. Teve início em 2003, quando o Instituto Desiderata contratou a ENSP para uma série de estudos envolvendo as famílias com pacientes em tratamento de oncologia. Ganhou o status de Política Pública, sendo incluído no Plano Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro com um Termo de Compromisso assinado em 2010. Esse termo de compromisso foi assinado por 13 signatários: Ministério da Saúde, Sesdec/RJ, SMSDC/RJ, Inca, Cosems-RJ, Departamento de Gestão Hospitalar-RJ, Fiocruz, Hospital Pediátrico da UFRJ, Hospital Geral da Lagoa, Hemorio, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Sociedade de Pediátrica do Rio de Janeiro (Soperj), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Instituto Desiderata, Instituto Ronald Mc Donald e Imagem Solidária.