Gestores do SUS: acesso livre ao material em nova etapa

Com cerca de 5 mil alunos já formados, o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS (CNQGS) iniciou sua segunda versão e tem a previsão de atingir mais 7.500 alunos em diferentes regiões do país. Em sua nova fase, o curso passou por algumas adequações pedagógicas e, neste ano, está especialmente focado no conceito aluno-equipe. Além disso, um dos destaques será o livre acesso ao material didático da EAD/ENSP. De acordo com Victor Grabois, membro da coordenação nacional do CNQGS, o foco no aluno-equipe estimula uma construção dialógica do conhecimento baseada na inteiração entre a teoria e os problemas da gestão do SUS em um dado território onde atua este aluno-equipe. Por outro lado, o livre acesso aos recursos educacionais produzidos no âmbito do CNQGS II ampliará a disseminação do conhecimento e sua utilização para outros processos formativos e para o aperfeiçoamento das práticas de gestão no SUS.

Victor apontou que a procura pelo curso está crescendo de maneira significativa. "O Estado de São Paulo apresenta mais de 1.500 candidatos para 712 vagas. O próximo grupo – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo -, que iniciará as aulas ainda neste primeiro semestre, teve uma procura de 5 mil candidatos para uma média de 3 mil vagas. Além do sucesso da primeira versão do curso, acreditamos que essa grande procura também seja resultado de um trabalho de articulação e divulgação que vem sendo feito pelos coordenadores nos estados junto aos gestores do SUS, com mais antecedência e de forma mais qualificada. Essa demanda aponta também a existência de espaço para o CNQGS III", considerou.

Sobre as mudanças pedagógicas, Victor ressaltou o fortalecimento do conceito aluno-equipe, que propõe maior participação do discente, dialogando e interagindo com outros alunos de um mesmo território ou subárea de prática, nas atividades do ambiente virtual de aprendizagem, em especial, nos fóruns. O conceito do aluno-equipe também pressupõe que o aluno seja um ator efetivo no processo de disseminação de seus conhecimentos em seu ambiente de trabalho. "Com esse conceito, as turmas são subdivididas em grupos de aluno-equipes, formados com 3 a 7 indivíduos. Essa nova divisão teve como consequência um diferente sistema de avaliação. Os alunos serão analisados individualmente, mas também como parte de uma equipe. Não fazia sentido apostarmos na funcionalidade do aluno-equipe e somente o avaliarmos de forma singular", disse Victor.

Materiais didáticos passaram por revisão completa

Ainda dentro da categoria das mudanças pedagógicas, o coordenador falou sobre a alteração da relação aluno/tutor, que mudou de 1 tutor para cada 25 alunos (antes a relação era de 1 tutor para cada 30 alunos). Sobre o material didático, Victor lembrou que todos eles passaram por uma revisão completa. "Houve mudanças no material, adequação às novas legislações e algumas outras mudanças, mas a principal alteração foi a inclusão de uma nova unidade de aprendizagem, intitulada ‘Funções gestoras do SUS e seus instrumentos’, compondo agora cinco unidades de aprendizagem ao todo. Victor destacou ainda que "a transformação dos cadernos de funções gestoras em unidades de aprendizagem, com ampliação e modificação dos conteúdos e o diálogo entre os conteúdos das unidades de aprendizagem também foram alterações fundamentais na categoria de mudanças pedagógicas", apontou.

Nesta nova versão do CNQGS, estão sendo realizadas reuniões com os coordenadores pedagógicos, prévias às Oficinas de Formação de Tutores, o que também é uma novidade. Segundo Victor, outra inovação foi a avaliação de desempenho dos tutores, realizada ao final do CNQGS I. "Além da visível necessidade de maior número de tutores para o Curso II devido à mudança na relação aluno/tutor, os profissionais que estão em campo também passaram por esta análise de desempenho e outros, como é normal, não puderam ou não quiseram continuar no curso. A maioria deles continuou conosco, mas essa criação de vagas faz com que novos processos seletivos para tutores do CNQGS II sejam realizados em todo o país. Além disso, o curso também forma profissionais para um banco reserva de tutores para eventuais vagas", comentou. Para o ano de 2011, cerca de 80 novos tutores já foram incorporados ao curso, e oficinas nacionais estão sendo realizadas para a formação e capacitação desses profissionais. A segunda Oficina de Formação de Tutores está prevista para ser realizada no Rio de Janeiro, de 9 a 13 de maio.

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