Agência FAPESP – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), instituição de fomento à pesquisa ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), anunciou sua intenção de montar um consórcio para estudar doenças cardiovasculares e diabetes melito no Brasil. Para essa ação serão liberados R$ 22,6 milhões.
A chamada pública divulgada pela Finep marca como prazo final para envio de propostas o dia 14 de dezembro. O consórcio que conduzirá o projeto Estudo multicêntrico longitudinal em doenças cardiovasculares e diabetes mellitus será constituído por meio de cinco centros de pesquisa.
As instituições, informa o edital, deverão representar pelo menos três regiões diferentes do país e pelo menos um dos participantes terá que ser do Centro-Oeste, do Nordeste ou do Norte. A primeira fase da seleção servirá para formar o consórcio. Na segunda etapa, os centros de pesquisa selecionados deverão enviar os projetos para pleitear o apoio financeiro.
Segundo a Finep, os recursos usados para o diagnóstico serão provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Fundo Setorial de Saúde. Instituições executoras, co-executoras e outras, inclusive de cárater privado, também poderão aportar recursos financeiros no projeto.
Para ler a íntegra da chamada pública, em formato pdf: clique aqui.