Até o próximo dia 28 de outubro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Integrada em Saúde, da Escola de Saúde Pública, instituição de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Podem inscrever-se graduados em educação artística, educação física, enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia, odontologia, serviço social e terapia ocupacional. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, através do site www.faurgs.ufrgs.br onde também estão disponíveis as demais informações e o manual do candidato.
A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública integra o Programa de Bolsas da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Os candidatos selecionados, matriculados e incorporados ao programa receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.474,19, acrescida de 30% a título de auxílio moradia e alimentação, totalizando R$ 1.916,45, menos os descontos legais.
O programa da ESP possui quatro áreas de especialização: Atenção Básica em Saúde Coletiva, no Centro de Saúde-Escola Murialdo, com 7 vagas para enfermagem, 3 para nutrição, 7 para odontologia, 6 para psicologia e 3 para serviço social.
Saúde Mental Coletiva, no Hospital Psiquiátrico São Pedro, com 2 vagas para educação artística, 2 para educação física, 2 para enfermagem, 5 para medicina, 3 para psicologia, 2 para serviço social e 3 para terapia ocupacional.
Dermatologia Sanitária, no Ambulatório de Dermatologia Sanitária, com as seguintes vagas: enfermagem (1), medicina (4), nutrição (1), psicologia (1) e serviço social (1).
Pneumologia Sanitária no Hospital Sanatório Partenon que oferece 1 vaga para enfermagem, 1 para fisioterapia, 1 para medicina, 1 para psicologia e 1 para serviço social.
Neste processo seletivo é disponibilizado também o terceiro ano opcional em saúde coletiva que não pode ser entendido como um simples prolongamento dos dois anos anteriores. Trata-se, na verdade, de um novo momento, diferenciado, no qual o residente deve empreender projetos voltados à organização e gestão de sistemas/serviços de saúde, bem como atividades de pesquisa, ensino e assistência. Tais atividades devem contemplar pelo menos uma das seguintes ênfases: Atenção Básica em Saúde Coletiva, Saúde Mental Coletiva e Pneumologia Sanitária. Podem candidatar-se profissionais da equipe de saúde coletiva, que tenham concluído Residência Médica, Residência Multiprofissional ou Residência Integrada em Saúde em áreas afins à Saúde Coletiva ou que estejam em condições de concluir até janeiro de 2006.
ESP Em 10 de outubro de 2005
Para maiores infromações acesse www.escoladesaudepublica.rs.gov.br ou ligue para (51)39011470.