Mais de 200 defesas stricto sensu na ENSP em 2010

A ENSP volta a ultrapassar a marca das 200 defesas de mestrado e doutorado no ano de 2010, repetindo o feito de 2009. Com os 213 trabalhos defendidos no ano passado em seus três programas – Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, e Epidemiologia em Saúde Pública -, a Escola se aproximou da casa de duas mil defesas, com 1.970 trabalhos apresentados. A pós-graduação stricto sensu da ENSP foi reconhecida pela Capes oficialmente em 1977, e esse número de trabalhos traz à luz o impacto e a importância da Escola na formação e capacitação profissional para o país. As defesas realizadas na ENSP desde 2004 estão disponíveis, inclusive para download, no banco de teses e dissertações da Fiocruz.

Lançando mão de seu corpo docente, composto de mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país -, a Escola oferece à sociedade uma produção científica diversificada, ampla oferta de disciplinas e cursos, e a formação bastante significativa de profissionais. Integra, dinamiza e potencializa áreas temáticas e linhas de investigação em pesquisas básicas, problemas de saúde da população, promoção da saúde, programação e política de saúde, gestão ambiental e análise institucional.

Em 2010, o Programa de Saúde Pública registrou 66 dissertações no mestrado acadêmico, 55 no mestrado profissional e 33 teses de doutorado. Já no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente foram 20 defesas no mestrado acadêmico e 9 teses. O mais novo programa de pós-graduação da ENSP – Epidemiologia em Saúde Pública – ainda não formou a primeira turma de doutorado, mas do mestrado constaram o total de 20 dissertações.

Escola se aproxima das duas mil defesas

O programa mais antigo da ENSP – Saúde Pública – comemorou sua milésima defesa de mestrado em 2009. Em 2010, o número total de defesas do programa nas suas três modalidades é de 1.867, com 1.091 no mestrado acadêmico, 341 no mestrado profissional e 435 teses de doutorado. Criado em 2006, o Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente possui 51 trabalhos no mestrado acadêmico, 11 no profissional e 11 teses de doutorado. O Programa de Epidemiologia em Saúde Pública (2007) registra o total de 30 dissertações de mestrado apresentadas à banca de pesquisadores da Escola.

Doutores se reuniram para avaliar dinâmica organizacional da pós

Em dezembro de 2010, o corpo docente da Escola se reuniu para fazer um balanço da pós-graduação e traçar perspectivas para o futuro. O Colégio de Doutores da ENSP é um instrumento que avalia a dinâmica organizacional, de gestão e de produção de ciência na instituição. De acordo com a Vice-Direção de Pós-Graduação, ‘com seu enorme capital social e humano, a ENSP deve responder às expectativas que existem em torno de si como instituição de ensino e pesquisa fundadora do campo da Saúde Coletiva.

Todas as informações sobre os cursos stricto sensu da ENSP podem ser obtidas no Portal da Escola. Basta clicar no campo Pós-Graduação e escolher a página eletrônica dos cursos. A divulgação das defesas é realizada no Informe ENSP, na seção Defesas ENSP. As inscrições nos cursos são feitas por meio da Plataforma Siga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.