Será instalada nesta terça-feira (23) a Estação BVS do Hospital Federal Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro (RJ). Gestores, profissionais e residentes terão acesso a uma importante fonte de pesquisa de informações em saúde, que pode auxiliá-los na tomada de decisão.
Na unidade, os usuários têm acesso facilitado a 19 milhões de documentos técnico-científicos, gerados por instituições acadêmicas e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis na BVS. Além de gestores e profissionais, destina-se a pesquisadores e interessados em geral.
Atualmente o Cardoso Fontes conta com dois mil servidores, além de 84 residentes em medicina e quatro em enfermagem. De acordo com a chefe do Departamento de Capacitação, Ensino e Pesquisa do Hospital, Patrícia Olário, a Estação BVS será primordial para facilitar o acesso à informação em saúde e contribuirá para o aprimoramento de profissionais e residentes que recorrem a bibliotecas físicas localizadas em outras unidades de saúde e faculdades.
A coordenadora-geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde, Eliane Santos, explica que a Estação BVS é uma das principais estratégias de democratização do acesso à informação. Esta iniciativa não apenas contribui para a disseminação do conhecimento, como também colabora para o aumento da inclusão digital. É um espaço aberto para consultas, que auxilia o gestor, responsável pelas decisões administrativas e estratégicas, e os profissionais de saúde, que prestam atendimento à população, além da própria comunidade local, destaca.
A fim de orientar quanto à utilização integral das ferramentas, cada estação conta com profissionais capacitados para atender a comunidade e atuar como agentes multiplicadores de informação.
A unidade do Hospital Cardoso Fontes é a sexta do Rio de Janeiro e a última do projeto Estação BVS prevista para este ano. Em 2010, ao todo, foram instaladas 24, em 11 estados brasileiros. Desde o início do projeto, em 2005, 92 instituições, entre escolas técnicas, hospitais e bibliotecas, receberam uma estação.
Capacitação
Após a instalação, haverá capacitação sobre como pesquisar nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os participantes aprenderão como acessar os documentos, fazer uma pergunta de pesquisa e localizar a melhor informação para respondê-la. O curso é essencialmente prático, com ênfase na metodologia de busca e análise crítica da informação baseada em evidências e exercícios de fixação.
Na BVS Saúde Pública Brasil, o usuário pode acessar informação científica e técnica em saúde pública, como legislação estadual e municipal, modelos de ação, notícias e promoção da participação da comunidade. Na BVS Ministério da Saúde, o usuário encontra dicas em saúde, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações. Também pode pesquisar diretórios de siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde. Já a BVS Brasil tem o objetivo de reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.
Esta unidade resulta de parceria entre o Hospital Federal Cardoso Fontes com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).
Estação BVS do Hospital Federal Cardoso Fontes – Rio de Janeiro
Cerimônia de Instalação: 23 de novembro
Horário: 9h
Local: Avenida Menezes Cortes, 3245, Bairro Freguesia, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ
Curso de Capacitação: 23 de novembro
Horário: 14h às 17h
Local: Avenida Menezes Cortes, 3245, Bairro Freguesia, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ
Serviço:
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br/bvs
Estação Biblioteca Virtual em Saúde: http://estacaobvs.saude.gov.br
Biblioteca Virtual em Saúde Brasil: http://brasil.bvs.br
Rede BiblioSUS: www.saude.gov.br/bibliosus