As nanotecnologias têm assumido, gradualmente, relevância crescente na esfera produtiva. Da pesquisa básica a produtos acabados ao consumo, praticamente todos os ramos da produção têm se envolvido com o universo da bilionésima parte do metro. Cursos de pós-graduações e mesmo graduações inteiras dedicam-se hoje ao tema. Este universo, com suas novas propriedades e possibilidades, aquisição que é da sociedade, pode e deve ser conhecido por cientistas das várias áreas, professores, alunos, políticos, agentes públicos e por toda a população interessada.
O Seminário pretende ser espaço de troca, a acolher e informar as inovações e produções na área das nanotecnologias em saúde, ao mesmo tempo em que incentivará o conhecimento de seus potenciais impactos sociais, sanitários e regulatórios, inclusive sobre as políticas de desenvolvimento rural.
Através de palestras, mesas redondas e debates, ministradas por vários convidados nacionais e internacionais, os temas se concentrarão em quatro eixos principais: produtos e usos das nanotecnologias, em especial no setor saúde; efeitos e impactos potenciais das nanotecnologias à saúde e ao ambiente; nanotecnologias, convergência tecnológica e sociedade; regulação de nanotecnologias.
O Seminário se realizará entre 10 e 12 de novembro de 2010, no Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel.