Um balanço dos últimos 25 anos nas áreas de Saúde, Educação e Trabalho no Brasil é o tema principal do seminário promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em comemoração aos seus 25 anos.
Políticas públicas e lutas pela educação no Brasil é o tema da palestra de Roberto Leher, doutor em Educação e professor da UFRJ, no dia 17 de agosto, às 9h. O sociólogo e professor da Unicamp, Ricardo Antunes, vai falar sobre as transformações no mundo do trabalho, no dia 18 de agosto, às 9h. No mesmo dia, às 14h, Ligia Bahia, doutora em Saúde Pública e professora da UFRJ, vai abordar as conquistas e desafios do campo da Saúde no Brasil. As atividades acontecem no Auditório Joaquim Alberto de Melo e as palestras serão transmitidas em tempo real pelo site da EPSJV.
A mesa-redonda A formação humana contra a educação do capital encerra o seminário no dia exato do aniversário, 19 de agosto, às 15h30, com a participação de João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Gaudêncio Frigotto, doutor em Educação e professor da Uerj.
A abertura do seminário será no dia 16 de agosto, às 10h, com um balanço dos últimos 25 anos do movimentos estudantil secundarista no Brasil. A mesa-redonda, organizada e promovida pelo Grêmio da Escola, terá como debatedores a diretora da EPSJV, Isabel Brasil; e os alunos, Ramón Chaves, Mariana Siracusa e Jorge Luís Silva.
Lançamentos editoriais
A programação do aniversário de 25 anos da EPSJV inclui ainda a mesa-redonda Produção e difusão do conhecimento: ampliando a educação politécnica, que terá como debatedores os autores dos novos lançamentos editoriais da EPSJV. Participam do debate, Virgínia Fontes, que está lançando o livro O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história; Marise Ramos, autora de Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde; e Márcia Valéria Morosini, autora de Educação e trabalho em disputa no SUS: a política de formação dos agentes comunitários de saúde. O coordenador da mesa será Carlos Nelson Coutinho, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e diretor da Editora da UFRJ, que é parceira da EPSJV/Fiocruz na edição de dois dos novos lançamentos. Após o debate, haverá um coquetel para autógrafos dessas e outras publicações recentes da Escola Politécnica.
Escola
Voltada para a formação integral dos profissionais de saúde de nível médio, a EPSJV foi inaugurada no dia 19 de agosto de 1985 e é uma unidade técnico-científica da Fiocruz, que atua na área de Educação Profissional em Saúde, pesquisa e cooperação nacional e internacional. A escola também apóia a educação profissional em saúde implantada nos estados e municípios do país, atua na coordenação e implantação de programas de ensino em áreas estratégicas para a saúde pública e a ciência e tecnologia em saúde; na elaboração de projetos de política, regulamentação, currículos, cursos, metodologias e tecnologias educacionais; e produção e divulgação de conhecimento na área de trabalho, educação e saúde.
Referência nacional no campo da Educação Profissional em Saúde, a EPSJV também é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde, além de Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) e da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS).
A EPSJV oferece cursos técnicos de Saúde integrados ao ensino médio, de Formação Inicial e Continuada, Subsequentes ao Ensino Médio, além de cursos de Especialização Técnica nas áreas de Vigilância em Saúde, Atenção, Informações e Registros, Gestão, Técnicas Laboratoriais e Manutenção de Equipamentos. A Escola possui ainda um Programa de Pós-graduação, que oferece cursos de Especialização e Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde.
Conheça a programação completa: