Casa de Oswaldo Cruz apresenta exposição sobre propagandas de cigarro

Propagandas que estimulam o consumo de cigarro nas décadas de 1930, 1940 e 1950 podem ser conferidas na exposição “Propagandas de cigarro: como a indústria do fumo enganou as pessoas”, exposta na sala 307, no Castelo da Fiocruz. A exposição traz um conjunto de painéis com imagens fortes e texto informativo sobre o Dia mundial sem tabaco – 31 de maio, que neste ano teve as mulheres como alvo da campanha. Os painéis de fundo preto e letras brancas, por exemplo, destacam os cartazes históricos coloridos que divulgam o cigarro como símbolo de status e saúde. Um deles traz a foto de um dos casais de maior sucesso em Hollywood: olhando para o marido Humphrey Bogart, Laurren Bacall diz que adora vê-lo fumar.

Inaugurada em 2007, na Universidade de Stanford, nos EUA, fruto de uma parceria com o Smithsonian Institution, a mostra percorreu várias cidades norte americanas antes de chegar ao Brasil. Aqui, foi montada pela Nova S/B e já ganhou versões em Brasília, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Serviço:

Local: sala 307 do Castelo da Fundação Oswaldo Cruz.
Avenida Brasil, 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ
Período da mostra: 21/06 a 20/07, de terça a sexta, de 9h às 16h30 e aos sábados de 10h às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.