Pesquisas sobre doenças infecciosas negligenciadas serão apoiadas

A FAPESP lançou uma chamada de propostas de pesquisas em parceria com o Medical Research Council (MRC) e o Economic and Social Research Council (ESRC) – Conselhos de Pesquisa do Reino Unido – e com as fundações de amparo à pesquisa estaduais (FAPs). A chamada é articulada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

A participação do Reino Unido ocorre no âmbito do programa Newton Fund.

O objetivo da chamada é apoiar projetos conjuntos de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido sobre o tema “Doenças infecciosas negligenciadas”.

O MRC destinará até £ 2 milhões para a chamada, com o ESRC contribuindo com um adicional de £ 200 mil para financiar aspectos de alta qualidade em Ciências Sociais para propostas bem-sucedidas.

O total de £ 2,2 milhões disponibilizado a pesquisadores britânicos terá uma contrapartida equivalente em empenho (não necessariamente em recursos monetários, considerando custos diferentes em salários e bolsas entre o Brasil e o Reino Unido) das FAPs, que financiarão os colaboradores brasileiros.

As agências envolvidas esperam selecionar de 8 a 12 projetos, cada um com duração de 36 meses. O valor do financiamento dependerá das necessidades do projeto de pesquisa.

As propostas selecionadas pela FAPESP serão apoiadas por meio de Projetos Temáticos, que buscam financiar projetos de pesquisa com objetivos científicos ambiciosos desenvolvidos por um grupo de pesquisa coordenado por um pesquisador experiente no tema. Excepcionalmente para a chamada, a duração das pesquisas selecionadas poderá ser de até 36 meses.

Interessados devem submeter propostas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP até o dia 1º de julho de 2015.