Nova base de dados da Casa de Oswaldo Cruz

No dia 22/6, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lançou a Base de dados Arch, que permite o acesso a informações de 102 fundos e coleções representativos da história das ciências biomédicas e da saúde no Brasil. A base foi desenvolvida a partir do sistema ICA-AtoM, software livre, criado pelo Conselho Internacional de Arquivos para a automação da descrição de documentos arquivísticos. O projeto foi realizado em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas), por meio de convênio com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). O lançamento da Arch será, às 14h, no Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro, RJ).

Além da base, a COC também lançou no dia 22/6 outros seis produtos: o Guia do acervo da Casa de Oswaldo Cruz, os Inventários do fundo Carlos Chagas e do fundo Evandro Chagas, o Programa Memória do Mundo da Unesco, a publicação Fontes para a história da Fundação Serviços de Saúde Pública (FSESP), o DVD-Rom Expedições à Amazônia: Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e revisitas contemporâneas da Fiocruz, e o livro Arquivística no Laboratório: história, teoria e métodos de uma disciplina.

Veja a programação completa no site da COC/Fiocruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.