A equipe do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz) desenvolveu novas funcionalidades para o ‘Atlas Água Brasil’, que reúne e analisa indicadores sobre a qualidade da água, saneamento e saúde no Brasil. O sistema, também chamado de atlas digital, utiliza informações de inúmeros bancos de dados existentes no país.
As novas aplicações da ferramenta permitem a melhor compreensão dos dados exibidos em gráficos e mapas temáticos, além de possibilitarem a visualização das imagens também no ‘google maps’. Com a novidade, os indicadores agora são classificados por município e por unidade da federação, o que refina e enriquece a pesquisa às bases de dados do sistema. O lançamento aconteceu em São Paulo, na Câmara Técnica de Saúde Pública, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), na última quinta-feira (13/5).
"Em breve, disponibilizaremos no site do ‘Água Brasil’ uma área para que as companhias de saneamento e a sociedade civil possam enviar informações, ou mesmo reclamações, sobre as condições da água em seus municípios", explica o vice-diretor de ensino e pesquisa do Icict e coordenador do sistema, Christovam Barcellos. Segundo ele, o ‘Água Brasil’ ajuda na elaboração de diagnósticos locais sobre problemas relacionados à água e na assistência aos gestores e cidadãos na formulação de políticas sobre saneamento, ambientes e saúde.
Leia mais no site do Icict/Fiocruz.