Desde 2007 a OPAS Brasil em parceria com o Ministério da Saúde e demais instituições do Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) vem promovendo a construção coletiva da gestão da informação e do conhecimento em saúde. Um grande avanço foi a realização do Seminário sobre Gestão do Conhecimento em fevereiro de 2008, onde se possibilitou o intercâmbio de experiências com instituições de saúde do Brasil.
A gestão da informação e do conhecimento é promovida dentro da Representação da OPAS/Brasil como uma atividade transversal de cooperação técnica, incluindo a prática de compartilhar informação e gerar conhecimento com as demais instituições de saúde do Brasil e a sua difusão em diversos meios e de maneira particular através da WEB.
Baseado no sucesso já estabelecido no Brasil, este ano, a OPAS/Brasil decidiu ampliar sua estratégia de gestão do conhecimento para os outros paises da América Latina e junto com a rede ePORTUGUÊSe, também para os paises de língua portuguesa em África (PALOP), fortalecendo desta forma a cooperação sul-sul, uma das prioridade tanto para o governo do Brasil, OPAS/Brasil e OMS.
O objetivo geral desta reunião é possibilitar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e o estabelecimento redes de cooperação para construir e melhorar conjuntamente a gestão de informação, da aprendizagem e aplicação do conhecimento em instituições e organismos de saúde nacionais e internacionais.
Objetivos específicos:
1. Criar uma rede de gestão do conhecimento no Brasil, sob a coordenação da Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI) do Ministério da Saúde em parceria com OPAS/OMS para apoiar, compartilhar e divulgar conteúdos técnicos desenvolvidos por as instituições de saúde.
2. Fortalecer as iniciativas em gestão do conhecimento e redes colaborativas com os países de língua portuguesa, em coordenação com a CGDI e OPAS/OMS, reforçando o apoio à rede ePORTUGUÊSe.
3. Verificar os estágios de implantação e desenvolvimento e dar continuidade ao processo de consolidação da plataforma padronizada da Web 2.0 nas representações e centros especializados da OPAS/OMS.